Servico de Metrologia

OVM – Organismo de Verificação Metrológica. Serviço Concelhio de Metrologia Albergaria, Espinho, Murtosa, Ovar e S. João da Madeira

  •  
  • Home
  • Operação de Calibração

Operação de Calibração

A operação de Calibração

Vocacionado a um contexto industrial (peagem)

CARACTERIZAÇÃO – É uma operação de carácter voluntario.

CONCEITO – É uma operação que sujeita o instrumento de medição a um conjunto de procedimentos Que definem uma relação entre os valores indicados por um IM ou os valores representados por um meio de referencia e os correspondentes valores da grandeza a medir. Define o erro absoluto e a incerteza que estima o intervalo dos valores no qual se situa o valor verdadeiro da grandeza medida.

AMBITO – Na operação de calibração os instrumentos não têm que obedecer a nenhuma conformidade com qualquer disposição, norma ou regulamento legal, mas indica nos pontos solicitados pelo utilizador quais os erros ou desvios padrão que se verificam e respectivas incertezas.

RESULTADO – O critério de aceitabilidade é definido pelo utilizador segundo as suas necessidades não tem que obedecer a norma ou imposição de intervalo de erro máximo admissível. A operação de calibração Considera o erro absoluto.

SELAGEM – A calibração sujeita os instrumentos a etiquetagem para controlo, informação e organização.

VALIDADE DA CALIBRAÇÃO – Depende do Instrumento de Medição e do critério do utilizador perante o plano de qualidade a actividade e ou necessidade.

Os instrumentos sujeitos a Calibração
São os que o utilizador precisa manter rastreados segundo a necessidade da sua actividade e do seu plano de qualidade.

 

Apresentação

Pedido de Ctrl. Metrológico

- Ver mais informação aqui

- PDF para download

- Pedido Online

Arquivo