Servico de Metrologia

OVM – Organismo de Verificação Metrológica. Serviço Concelhio de Metrologia Albergaria, Espinho, Murtosa, Ovar e S. João da Madeira

  •  
  • Home
  • Aquisição de Equipamentos

Aquisição de Equipamentos

Que critérios usar na aquisição de equipamentos de medição na perspectiva metrologica?

A qualidade fiabilidade metrológica do equipamento. Deve  adquirir equipamentos enquadrados ao método e ao tipo de serviço que vai efectuar. Deve ter em conta o alcance máximo e o valor da divisão pois não faz sentido adquirir um alcance que não atinge nem uma fracção de medição demasiado grande ou demasiado pequena para o produto que se vai medir. Também deve reflectir sobre o tipo de equipamento não faz sentido colocar um sistema não adequado por exemplo medir materiais inertes é diferente de medir materiais dinâmicos. As muitas situações de medição requerem variadíssimos tipos de equipamentos. Fundamental também é Ter em conta a actividade no seu contexto legal.

Qual a melhor opção na aquisição de Instrumentação de medição?
Ao adquirir um equipamento de medição é mais seguro e fiável um equipamento que contemple a metrologia legal, pois este é necessariamente fabricado com a maior rigorosidade das normas adoptadas na Comunidade económica europeia. O facto de o equipamento estar sujeito a verificação impõem um maior grau de fiabilidade pois o método de fabrico terá que assegurar o rigor das normas da medição no momento e a longo prazo pois a periodicidade que controlo metrológico legal impõem aos Instrumentos de Medição através dos procedimentos de verificação sendo que estes não podem exceder o erro máximo admissível.

( Ésta reflecção é feita no contexto do utilizador em Portugal para instrumentos de medir massa)

 

Apresentação

Pedido de Ctrl. Metrológico

- Ver mais informação aqui

- PDF para download

- Pedido Online

Arquivo